(11) 4125-6737 (11) 98976-9538 | Segunda a Sexta das 8h as 18h / Sábados das 8h as 12h

Conquistar a primeira habilitação é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, pois essa conquista marca uma nova fase da vida, composta de maior liberdade, conforto e praticidade na rotina diária.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona todo o processo para tirar a tão desejada Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Pensando nisso, a Autoescola Futura preparou esse artigo, que explica em detalhes tudo o que você precisa saber antes de iniciar essa novo capítulo em sua vida. Acompanhe!

Etapas do processo para tirar a primeira CNH

Para um melhor entendimento separamos abaixo todas as etapas que constituem o processo de retirada da primeira CNH.

1ª Etapa – Realizar a matrícula com a autoescola

Tudo se inicia quando o aluno realiza sua matrícula em um Centro de Formação de Condutores, também conhecido como Autoescola. Para que a matrícula possa ser realizada é necessário o futuro condutor cumpra alguns requisitos obrigatório, sendo eles:

  • Ter 18 ou mais anos de idade;
  • Possuir Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Saber ler e escrever.

2ª Etapa – Exame médico e psicológico

O teste ou exame psicotécnico, é o segundo passo no caminho para a conquista da CNH. O objetivo dessa etapa é comprovar as aptidões físicas e psicológicas do futuro candidato. Os exames são realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.

Se o condutor for aprovado ele pode dar continuidade ao processo, sendo a próxima etapa o curso teórico.

3ª Etapa – Curso teórico

O curso teórico é uma etapa que têm como objetivo ensinar ao futuro condutor as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, lições sobre primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica, meio ambiente e cidadania.

A duração do curso é de 45 horas, e após completar a carga horária o aluno obtém o certificado de conclusão de curso, tornando-o apto a performar a prova teórica, aplicada pelo Detran.

4ª Etapa – Prova teórica

O quarto passo no processo de retirada da CNH se trata do exame teórico, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro condutor acerca dos conteúdos apresentados nas aulas. A finalidade nesse momento é certificar-se que o aluno conseguiu absorver todas as informações que foram ensinadas.

5ª Etapa – Aulas Práticas

Em seguida, após ser aprovado na prova teórica, o futuro motorista poder ir para a autoescola em busca de suas aulas práticas. Nesta etapa, ele realizará 20 aulas práticas no veículo, ou 17, caso tenha optado por realizar as três aulas de conteúdo noturno no simulador de direção veicular.

6ª Etapa – Prova prática

Após as aulas práticas serem realizadas, o candidato se torna apto a performar o exame de direção. Nele, a capacidade do futuro motorista será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.

Por fim, depois de ser aprovado em todas essas etapas o condutor recebe a Permissão Para Dirigir (PPD) e poderá obter após um ano – caso ele não tenha nenhuma multa grave ou gravíssima, ou receba mais de uma vez uma multa média – sua Carteira de Habilitação Nacional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Facebook
Instagram
Futura atendimento
Auto Escola Futura
Olá!
Estamos com o melhor custo e benefícios do SBC para você conquistar sua CNH.
Quer tirar sua CNH com desconto? Escreva abaixo.