Conquistar a primeira habilitação é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, pois essa conquista marca uma nova fase da vida, composta de maior liberdade, conforto e praticidade na rotina diária.
No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona todo o processo para tirar a tão desejada Carteira de Habilitação Nacional (CNH). Pensando nisso, a Autoescola Futura preparou esse artigo, que explica em detalhes tudo o que você precisa saber antes de iniciar essa novo capítulo em sua vida. Acompanhe!
Etapas do processo para tirar a primeira CNH
Para um melhor entendimento separamos abaixo todas as etapas que constituem o processo de retirada da primeira CNH.
1ª Etapa – Realizar a matrícula com a autoescola
Tudo se inicia quando o aluno realiza sua matrícula em um Centro de Formação de Condutores, também conhecido como Autoescola. Para que a matrícula possa ser realizada é necessário o futuro condutor cumpra alguns requisitos obrigatório, sendo eles:
- Ter 18 ou mais anos de idade;
- Possuir Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Saber ler e escrever.
2ª Etapa – Exame médico e psicológico
O teste ou exame psicotécnico, é o segundo passo no caminho para a conquista da CNH. O objetivo dessa etapa é comprovar as aptidões físicas e psicológicas do futuro candidato. Os exames são realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.
Se o condutor for aprovado ele pode dar continuidade ao processo, sendo a próxima etapa o curso teórico.
3ª Etapa – Curso teórico
O curso teórico é uma etapa que têm como objetivo ensinar ao futuro condutor as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, lições sobre primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica, meio ambiente e cidadania.
A duração do curso é de 45 horas, e após completar a carga horária o aluno obtém o certificado de conclusão de curso, tornando-o apto a performar a prova teórica, aplicada pelo Detran.
4ª Etapa – Prova teórica
O quarto passo no processo de retirada da CNH se trata do exame teórico, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro condutor acerca dos conteúdos apresentados nas aulas. A finalidade nesse momento é certificar-se que o aluno conseguiu absorver todas as informações que foram ensinadas.
5ª Etapa – Aulas Práticas
Em seguida, após ser aprovado na prova teórica, o futuro motorista poder ir para a autoescola em busca de suas aulas práticas. Nesta etapa, ele realizará 15 aulas de carro, com o simulador contabilizando 5 aulas práticas de carro, para moto são 20 aulas práticas
6ª Etapa – Prova prática
Após as aulas práticas serem realizadas, o candidato se torna apto a performar o exame de direção. Nele, a capacidade do futuro motorista será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.
Por fim, depois de ser aprovado em todas essas etapas o condutor recebe a Permissão Para Dirigir (PPD) e poderá obter após um ano – caso ele não tenha nenhuma multa grave ou gravíssima, ou receba mais de uma vez uma multa média – sua Carteira de Habilitação Nacional.